STCP
Linha Azul808 200 166 / 226 158 158

Notícias

Ver Todas

e.BUS, AUTOCARRO 100% ELÉTRICO EM TESTES NA STCP.

2017.02.20

e.BUS, AUTOCARRO 100% ELÉTRICO EM TESTES NA STCP.
A cerimónia de apresentação do novo autocarro 100% elétrico em testes no Grande Porto foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, em suporte à adoção das mais modernas soluções de mobilidade urbana sustentável por parte da STCP.
A cerimónia oficial e aberta ao público contou, ainda, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do Presidente da Salvador Caetano Indústria, José Ramos, e do anfitrião do evento, o Presidente do Conselho de Administração da STCP, Jorge Moreno Delgado. 
A STCP está, atualmente, a efetuar testes com um autocarro urbano 100% elétrico e zero emissões de CO2 em linhas de serviço público, a que deu o nome de eBUS, prosseguindo a estratégia de desenvolvimento do transporte público com políticas ambientais que contribuem positivamente para uma mobilidade urbana sustentável. 
O eBUS iniciou testes na STCP no dia 6 de fevereiro, que se estenderão por um período de 6 semanas, com conclusão estimada para meados de março de 2017.
As linhas selecionadas assumem percursos em zonas de tráfego intenso, destacando-se a linha 904 que liga o centro do Porto (partida dos Aliados) com o centro de Gaia (término em Coimbrões), pela ponte do Infante, e a linha 302 que é uma linha circular no centro do Porto, de que se destacam as ligações entre Cordoaria, Boavista, Marquês, Campo 24 de Agosto e Praça D. João I.
Os horários são vários de modo a maximizar o número de diferentes passageiros com acesso ao eBUS.
O eBUS STCP em testes é um autocarro 100% elétrico e foi totalmente desenvolvido em Portugal pela Caetano BUS, em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto, sendo este modelo denominado de e.City Gold.
A apresentação deste veículo ocorreu recentemente e contou com a presenta do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que desafiou os municípios portugueses a serem um parceiro nestes projetos, desejando que "dentro em breve este seja um projeto que possamos ver a circular nas ruas das nossas cidades”.
Aqui, no Porto, e com a STCP, este desejo já está tornado realidade.
O e.City Gold em testes na STCP é resultado da combinação da conceituada experiência da CaetanoBus no desenvolvimento de autocarros urbanos com carroçaria em alumínio, com a nova geração de veículos Caetano com uma motorização amiga do ambiente e tecnologia Siemens. Equipado com baterias Siemens de última geração e dotado de um sistema de tração elétrica fiável e eficiente, o e.City Gold, com lotação até 88 passageiros, destaca-se pelas zero emissões CO2, ausência de ruído e redução significativa dos custos de energia e manutenção.
Os testes reais são sempre muito importantes, pois ajudam a perceber pontos a validar ou a melhorar, como sejam a autonomia do veículo e toda a logística necessária para a respetiva operação, a definição de locais de abastecimento, a linhas a considerar para utilização do autocarro, a lotação disponível. 
A STCP tem no seu planeamento de investimentos a curto prazo a possibilidade de aquisição de 15 autocarros elétricos. Este teste apresenta-se, pois, crucial para que seja possível a tomada de uma decisão sustentada, para a qual serão também tidos em consideração, para além dos aspetos técnicos, a informação dos colaboradores internos e dos clientes utilizadores. 

Correção do texto às 17:32: Foi corrigido o número de autocarros elétricos a adquirir de 10 para 15. 
 
Download: autocarroeletrico2017_132613173658ab76c5e2514.zip (9MB)
Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |