STCP
Linha Azul808 200 166 / 226 158 158

Notícias

Ver Todas

FABULOS coloca autocarros de condução automatizada nas ruas da Europa

2018.03.16

 FABULOS coloca autocarros de condução automatizada nas ruas da Europa
 
O projeto FABULOS (Sistemas de Operação de Nível Urbano de Autocarros Automatizados Futuros) centra-se no modo como as cidades podem usar miniautocarros de condução sem condutor de forma sistemática. O objetivo é obter a operação de linhas de autocarros automatizados. As empresas podem receber até 5,5 milhões de euros para apoiar o seu trabalho de I&D no desenvolvimento de sistemas capazes de operar frotas destes miniautocarros.
 
Miniautocarros de condução automatizada já foram testados em diversos países, mas uma prova de conceito para a gestão de frotas autónomas como parte da concessão de transportes públicos ainda não se encontra disponível. Além disso, algumas partes da automatização de condução precisam de atingir uma fase mais madura do seu desenvolvimento para serem aplicáveis em ambientes urbanos normais, por exemplo, em espaço partilhado. Por outras palavras, uma demonstração da maturidade económica, técnica, social e legal da solução precisa de ser efetuada num contexto real.
A cidade do Porto, através da STCP (empresa de transporte público que realizará os testes em operação), bem como outras cinco cidades parceiras estão a assumir este desafio ao realizarem, coletivamente, I&D para a prototipagem e testes a sistemas inteligentes que são capazes de operar uma frota de miniautocarros de condução automatizada em meios urbanos. Espera-se que estas soluções sejam integradas, abrangendo software, hardware, frota e serviços. 

Consulta em Mercado Aberto

Para ser bem-sucedida, a adjudicação requer o envolvimento das empresas de tecnologia e consórcios desde o início, de modo a obter conhecimento do mercado de última geração e desenvolvimentos futuros no domínio dos miniautocarros automatizados. Para atingir este resultado, a Consulta em Mercado Aberto está organizada de modo a aperfeiçoar e reposicionar as especificações da proposta. 

A Consulta de Mercado do FABULOS será realizada em Helsínquia, a 26 de abril, e em Bruxelas, a 14 de maio de 2018. Além disso, serão realizadas conferências web (webinars) nos dias 10 de abril e 22 de maio. Durante a Consulta em Mercado Aberto, o desafio FABULOS será apresentado juntamente com o processo de Contratação Pré-comercial (PCP). Também existirão amplas oportunidades para discussões entre compradores e potenciais fornecedores.

Em setembro e outubro de 2018, será lançado um concurso internacional para a aquisição de sistemas capazes de operar frotas de miniautocarros automatizados em áreas urbanas. Todas as empresas ou consórcios podem concorrer desde que pelo menos 50% das atividades de I&D tenham lugar na UE ou nos Países Associados.

Quando o pedido de apresentação de propostas estiver encerrado, o processo de Contratação Pré-comercial será executado em três fases, terminando em setembro de 2020. A primeira fase é um estudo de viabilidade das tecnologias e propostas selecionadas. Depois, serão desenvolvidos os conceitos mais promissores em protótipos bem definidos e testados em laboratório na fase dois. A terceira fase visa verificar e comparar os produtos finais em situações reais. Um objetivo do projeto FABULOS é que os protótipos finais selecionados sejam testados como pequenas frotas de autocarros automatizados na Estónia, Finlândia, Grécia, Holanda, Noruega e Portugal.

Informação adicional:
 
Coordenador
Renske Martijnse-Hartikka
Forum Virium Helsinki
renske.martijnse-hartikka(at)forumvirium.fi
Tel. +358 (0)40 683 7979
 
 
 
FABULOS (Sistemas de Operação de Nível Urbano de Autocarros Automatizados Futuros) é um projeto de investigação e desenvolvimento que visa estabelecer e fornecer uma validação de conceito sistémica sobre transportes públicos automatizados para a última etapa da viagem ("último quilómetro”), como parte do sistema de transportes existente em áreas urbanas, com base no uso de miniautocarros de condução sem condutor. O projeto FABULOS recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia e funciona de 1 de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2020. O projeto FABULOS tem parceiros na Estónia, Finlândia, Grécia, Holanda, Noruega e Portugal.


 
Download: Entrevista TSF (1019KB)
Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |