STCP
Linha Azul808 200 166 / 226 158 158

Notícias

Ver Todas

História da STCP na História do FC Porto

2018.09.26

História da STCP na História do FC Porto
A história da STCP está intimamente ligada também à história da cidade do Porto e de todas as grandes instituições que a marcam, como é o caso do FC Porto. Exemplo disto mesmo foi a inauguração do antigo Estádio das Antas, em maio de 1952. Graças a este acontecimento, registou-se um crescimento de elétricos na zona oriental da cidade, com a abertura da linha 15, em abril do mesmo ano, que ligava a Rua de Santa Catarina e a Praça da Batalha à Avenida Fernão de Magalhães.

Para além disto, o elétrico chegou a ser usado pelo FC Porto enquanto importante meio de divulgação. De resto, existem vários registos fotográficos desde a década de 60 até aos anos 80 que demonstram exatamente a estreita relação entre este meio de transporte público e o clube. Mais tarde, a STCP viria mesmo a prestar homenagem aos "dragões”, através de um autocarro customizado que esteve a circular pela cidade.  

O tempo foi passando e a STCP e o FC Porto foram crescendo e modernizando-se, mantendo sempre o vínculo de proximidade. Hoje, o Estádio do Dragão (atual casa dos azuis e brancos) é servido pelos autocarros das linhas 401 e 806. 

Já sabe: estas e outras histórias pode conhecê-las em pormenor no Museu do Carro Eléctrico
 

Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |