STCP
Linha Azul808 200 166 / 226 158 158

Notícias

Ver Todas

Serviço Especial Noite Branca - rescaldo

2018.09.03

Serviço Especial Noite Branca - rescaldo

Sábado, dia 1 de setembro. Eram cerca das 21h15 e o muito calor que se fazia sentir convidava a uma saída noturna. O Mercado do Bolhão foi o ponto de partida. Porém, desta vez, não era na baixa do Porto que se localizava o destino de todas as atenções. Afinal, em Gondomar festejava-se a "Noite Branca”, um evento organizado pela câmara municipal que levou até àquela cidade perto de 100 mil pessoas e que fez com que a STCP tivesse preparado uma operação especial, reforçando o serviço das linhas 800 e 9M.

Foi justamente pelo percurso da 800 que se deu a jornada que teve como término a Rotunda do Ourives, próxima do centro da festa. Desde a paragem junto ao Bolhão, foram poucas as pessoas que iniciaram o trajeto – umas 15, no máximo. O motorista de turno já se encontrava a trabalhar desde as 18h00 e aquela seria mais uma viagem rumo a Gondomar. Até ali, segundo contou, havia transportado muita gente, mas "tudo correu dentro da normalidade esperada”. Gil, por outro lado, era um dos passageiros que tinha iniciado o trajeto desde o início. Já no ano passado, de resto, este jovem de 25 anos recorrera à STCP para se deslocar até esta festa, sendo um utilizador regular da linha 800. 

À medida que o caminho foi sendo percorrido, o número de passageiros cresceu exponencialmente até o veículo encher por completo e o branco ser a nota dominante na indumentária daqueles que o lotavam. Era o caso de André e Guilherme, dois estudantes que ficaram a saber desta operação especial pelas redes sociais. "Até costumamos andar de metro, mas este serviço tornou mais vantajoso o transporte de autocarro”, contaram os jovens. Também Luísa, uma costureira natural do distrito do Porto, destacou as vantagens do reforço efetuado, pois dessa forma pôde deixar o carro em casa e viajar com a amiga Odete, técnica superior, que é cliente assídua da STCP e que ficou a saber da operação através das mensagens colocadas nos displays dos autocarros. 

Uma vez chegado à Rotunda do Ourives, pôde constatar-se não só a expectável azáfama em redor da "Noite Branca”, como a constante chegada e partida de autocarros carregados de populares vindos de várias localidades. O regresso, feito igualmente através da linha 800, ocorreu também de modo tranquilo. José Silva, motorista com 35 anos de experiência, conduzia a viatura que retornava ao Bolhão. Estava já a terminar o seu contributo naquele dia e não deixou de fazer um balanço positivo da operação: "Há momentos sempre mais complicados porque há muita gente, sobretudo pessoas jovens, mas correu tudo muito bem”. 

O serviço especial da STCP para a "Noite Branca” de Gondomar começou às 14h00 do passado sábado, tendo só terminado às 4h00 da madrugada de domingo. 

Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |