STCP
Linha Azul808 200 166 / 226 158 158

Política de Acessibilidade

Contrariamente a outras empresas, que oferecem serviços dedicados a clientes com necessidades especiais, mas isolados da restante população e limitados à capacidade de satisfazer os pedidos com meios escassos, a STCP optou por uma política de integração e massificação do transporte público a pessoas com mobilidade reduzida.

A empresa já atingiu a meta de ter uma rede acessível composta por 100% dos veículos com piso rebaixado e 66% com rampa. Para além disso, a política e prática da STCP centra-se numa promoção à inclusão social e acessibilidade para todos, oferecendo informação acessível para os seus clientes com necessidades especiais e desenvolvendo a cooperação com as autarquias e outros responsáveis pelo espaço público onde opera.

REDE DE ACESSO FÁCIL DA STCP

Em julho de 2007, logo após a reorganização da sua rede a 1 de janeiro, a STCP introduziu a Rede de Acesso Fácil, que abrange atualmente 62 das 70 linhas em funcionamento com autocarros da STCP, 37 das quais com rampa (incluem-se as 11 linhas da Rede da Madrugada). Das 70 linhas operadas por autocarros da STCP, 37 – mais de 50% - permitem a entrada de cadeiras de rodas, por recurso a 268 autocarros equipados com rampa automática e lugar reservado com cinto de segurança para a cadeira de rodas. Esta rede de autocarros é complementar à rede de metro e de comboio, de modo a maximizar a mobilidade oferecida.

A Rede de Acesso Fácil está devidamente identificada e foi divulgada de modo a incentivar a mobilidade de pessoas que habitualmente não contavam com o transporte público.

Em 2011, esta rede alcançou 100% das linhas operadas pela STCP, ficando agora excluídas apenas as linhas de elétricos históricos e as operadas em regime de subcontrato. De salientar que no final do mesmo ano a frota total da STCP é comporta por 468 autocarros e cinco elétricos históricos, totalizando 473 veículos.



AJUDAS SONORAS E VISUAIS

Todos os autocarros da STCP têm informação audiovisual, para aviso de destino, número de linha e próxima paragem. Sinais luminosos e displays eletrónicos também são integrados no funcionamento do autocarro. Com este sistema de informação, cegos, amblíopes e surdos podem orientar-se com facilidade e efetuar uma viagem com tranquilidade, como qualquer cidadão.

Segue-se uma descrição pormenorizada das ajudas sonoras e visuais implementadas pela STCP na sua rede e consequentemente nas suas viaturas:

Ajudas sonoras:
  • Linha e destino
  • Próxima paragem
  • Validação
  • Fecho da porta
  • Sinal de paragem
  • Acionamento da rampa

Ajudas visuais:
  • Linha e destino
  • Próxima paragem
  • Mensagens
  • Informação nas paragens

CONCELHOS E ENTIDADES ENVOLVIDAS NA CRIAÇÃO DA REDE

Os seguintes concelhos são abrangidos pela rede acessível: Porto, Matosinhos, Maia, Valongo, Gondomar e Vila Nova de Gaia.

A STCP envolveu na criação desta rede as entidades representativas dos cidadãos com necessidades especiais de mobilidade:
  • ACAPO: edição de informação em Braille e formação de motoristas.
  • Provedor Metropolitano do Cidadão com Deficiência: edição de informação em Braille e formação de motoristas.
  • CPUC
  • Autarquias: colaboração na eliminação de barreiras e equipamento de paragens.
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