STCP
Linha Azul808 200 166 / 226 158 158

O ABC de Como Viajar

Viajar de transportes públicos pela primeira vez nem sempre é fácil: é preciso conhecer linhas, formas de validação e as regras mais diversas de cidade para cidade ou até de empresa para empresa. Aqui apresentamos um pequeno glossário para que se familiarize com os termos que usamos na nossa informação.

Agente de fiscalização

Agente devidamente credenciado e ajuramentado, encarregue de efetuar a fiscalização dos títulos de transporte.

Andante

O Andante é um título que cobre os transportes públicos da Área Metropolitana do Porto. Quer ande de autocarro, de metro ou de comboio, pode usar sempre o Andante. O preço a pagar depende apenas do trajeto a efetuar e não do modo de transporte que utiliza ou do número de embarques que efetua. Saiba mais aqui

Cartão Andante

Suporte de papel ou PVC, de modelo exclusivo, recarregável com títulos de transporte Andante.

Carregamento

Registo eletrónico de um ou mais títulos de transporte em cartão de papel ou em cartão de PVC.

Paragem

Local autorizado e devidamente assinalado com uma placa de paragem para a entrada e saída de passageiros. É proibida a entrada ou saída de passageiros fora das paragens.

Linha

Sucessão de paragens que formam um percurso contínuo com serviço regular de transporte de passageiros, num horário definido.

Tarifário Intermodal

Inerente ao sistema de transportes que permite a utilização indiferente de mais do que um modo de transporte ou serviço de transportes, normalmente, pela utilização de um tarifário comum a todos os operadores aderentes.

Tarifário Monomodal

Inerente a um único modo de transporte ou operador de transportes.

Título de transporte

Registo documental ou eletrónico (título ocasional ou assinatura) que habilita o seu portador à realização de uma ou mais viagens.
  • Os títulos de transporte de tecnologia de validação sem contacto podem ser do tipo assinatura ou título ocasional e são registados no Cartão em PVC ou Cartão de Papel.

  • O Agente Único é um título em papel que é vendido pelos motoristas dentro das viaturas e válido apenas na viagem em que é adquirido, perdido a sua validade quando a viagem termina ou no momento em que o seu portador transpõe as portas de saída da viatura onde o adquiriu.

Viagem

Deslocação efetuada, dentro do mesmo veículo, de forma continuada e numa das linhas da STCP.

Validador

Equipamento que permite validar o título de transporte eletrónico.

Validação

Registo no validador e no cartão, decorrente do ato de aproximar o cartão do validador, dos dados relativos à viagem e ao título de transporte, acompanhado, nas situações aplicáveis, do desconto de um título de transporte ocasional.

Zonamento

Divisão da Área Metropolitana do Porto em zonas tarifárias. Consulte mais aqui
Saiba mais em:


Condições de Utilização de Transportes C...

Condições de Utilização Andante

Condições de Utilização STCP

Plano de Viagem
De:     Para:
às

Selecione uma linha

Consulte os nossos mapas
Rede de Acesso Fácil
Consulte as nossas tarifas
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |