STCP
Linha Azul808 200 166 / 226 158 158

Eventos

19
Nov
Barbixas - Improvável
Fundada em 2004, a C... - Ver mais
Teatro
23
Nov
"Rabo de Saia"
Comédia Teatr... - Ver mais
Teatro
Teatro
OTELO
OTELO
Local: Teatro Nacional de S. João - TNSJ
Data: 28 Setembro a 13 Novembro
Linhas:
OTELO 

Ele conquista a nossa simpatia de um modo mais imediato do que qualquer outro herói de William Shakespeare, mas alguém notou que existe um inferno ("hell”) em Othello. Mas só existe Otelo – o nobre e destemido guerreiro, o "estranho forasteiro / de aqui e toda a parte” – porque existe Iago, o profeta do ressentimento e da desordem, e porque existe a bela Desdémona, palavra shakespeariana que significa "amor”.

 A peça começa e termina numa escuridão que é perfurada pela luz e avança, imparável, por entre as sombras de Veneza e Chipre, geografias da ordem e do caos, mergulhadas ou rodeadas de água, elemento que conduz, transporta, reflete, espelha, distorce. Otelo perdura na nossa memória e imaginação porque é a tragédia por excelência da diferença e da alteridade, da dúvida e da vulnerabilidade, do ciúme e da traição. Mas é também a tragédia da linguagem, essa encantatória "música de Otelo” que é aqui reinterpretada pelo poeta Daniel Jonas. 

Na obra em cena de Nuno Carinhas, Otelo surge depois de Macbeth (2017), formando um díptico shakespeariano onde o encenador coloca em perspetiva duas radicais e exuberantes visões do mal. "Só se vê a maldade em pleno uso.”
Produção: TNSJ.
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |