Notícias

Ver Todas

150 ANOS DEPOIS: O PORTO ASSISTIU À RECRIAÇÃO DA INAUGURAÇÃO DO "CAMINHO DE FERRO AMERICANO"

2022.05.19

O desfile anual de Carros Elétricos históricos do Porto regressou este domingo, após dois anos de ausência, e encheu de memórias a marginal do Douro.

"Verificou-se ontem a inauguração do caminho de ferro americano do Porto a Matosinhos. Este ato revestiu-se das jubilosas demonstrações de que era digna a iniciação de um melhoramento a que ninguém pôde contestar as vantagens e que se torna de maior mérito por ser devido inteiramente à iniciativa particular”. Era desta forma que, a 16 de maio de 1872, o jornal Comércio do Porto começava a notícia sobre a viagem inaugural da primeira linha de transporte público urbano instalada em Portugal, pelo sistema "americano”.
O "americano”, um veículo puxado por uma ou mais parelhas de mulas ou cavalos, circulava sobre carris, característica totalmente revolucionária para a altura (finais do séc. XIX).

150 anos depois foi recriada parte desta viagem, considerada a primeira oficial da história da STCP, entre a Alfândega e o Museu do Carro Eléctrico, que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, da Presidente do Conselho de Administração da STCP, Cristina Pimentel e dos administradores, Isabel Botelho Moniz e Rui Saraiva, e na qual se assistiu ao regresso à circulação de um carro "americano”, totalmente restaurado.

O início das comemorações dos 150 anos da STCP, inserido no tradicional Desfile de Carros Elétricos históricos, incluiu ainda a encenação da parte final da viagem inaugural, ocorrida em Matosinhos a 15 de maio de 1872. Com a animação a cargo do Rancho Folclórico do Porto, as festividades continuaram no espaço exterior do Museu do Carro Eléctrico, onde se ouviu o Canto do Hino de D. Luis e a cantiga do americano, e foi entregue uma "coroa entrelaçada de louro e carvalho”, concretizada por personagens vestidas à época.

A 30ª edição do Desfile realizou-se com viagens entre o Infante e o Passeio Alegre ao longo da tarde de domingo. Foi liderada pelo carro "americano”, que esteve acompanhado por mais 14 viaturas históricas (elétricos) que fazem parte do acervo do Museu do Carro Eléctrico.

Para Cristina Pimentel, Presidente do Conselho de Administração da STCP, "Este desfile histórico é já uma referência na cidade e no qual participam centenas de pessoas. Vemos famílias inteiras, compostas por duas e três gerações a partilharem este momento tão único e impactante. Um evento que aviva recordações e histórias de outros tempos e que cria memórias nos mais jovens”, concluiu.

Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, E.I.M., S.A.   |