Notícias

Ver Todas

Mapas de 1960 valorizam acervo do Museu do Carro Eléctrico

2019.12.11

Um conjunto de três mapas da Rede Geral dos Serviços de Transportes Coletivos do Porto, datado da década de 1960, foi apresentado na iniciativa "Um Objeto e Seus Discursos”. Um evento promovido pela Câmara Municipal do Porto e realizado no Museu do Carro Eléctrico. 

Foi promovida uma conversa com a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel, e Avelino Oliveira, arquiteto especialista em mobilidade e administrador não-executivo da STCP, moderada pela diretora do Museu do Carro Eléctrico, Manuela Ribeiro. O tema central deste encontro foi um dos episódios mais marcantes da história da operadora de transportes do Porto: a municipalização (1946). 

"O ano de 1946 foi, sem dúvida, uma data marcante para os STCP, pois foi a partir desta altura que a empresa se modernizou e se reestruturou, no sentido de corresponder aos novos planos de urbanização da cidade”, destaca a diretora do Museu do Carro Eléctrico, Manuela Ribeiro.

Nos anos 60, com uma frota composta por carros elétricos, autocarros e troleicarros, os STCP inauguravam novas carreiras e expandiram a sua rede aos concelhos vizinhos, onde ainda têm operação.

Os três quadros que representam a Rede Geral dos Serviços de Transportes Colectivos do Porto de 1960 foram alvo de restauro e, além de valorizarem o acervo do Museu do Carro Eléctrico, fazem parte da exposição permanente presente na antiga Central Termoelétrica de Massarelos.



Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |