STCP
Linha Azul808 200 166 / 226 158 158

Notícias

Ver Todas

MINISTRO DO AMBIENTE NA STCP

2016.02.22

MINISTRO DO AMBIENTE NA STCP
A STCP realizou na segunda-feira, dia 22 de Fevereiro, pelas 11H00, a Cerimónia de Admissão de 15 novos Motoristas. Esta cerimónia teve lugar na Estação de Recolha de Francos (Rua Eng. Luís Delgado Santos, no Porto), contando com a presença do Ministro do Ambiente, Eng. João Pedro Matos Fernandes, do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, Prof. José Mendes, bem como do Conselho de Administração da empresa.

O evento foi aberto aos Órgãos de Comunicação Social, os quais questionaram o Ministro do Ambiente sobre o modelo de governação que irá envolver as autarquias na gestão operacional da empresa no futuro. Pode ouvir aqui a reportagem feita pela RTP1.



Leia também a intervenção do Presidente do Conselho de Administração da STCP, Prof. Jorge Moreno Delgado:

"Senhor Ministro do Ambiente,
Senhor Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente,
Senhor Presidente do Conselho Metropolitano do Porto,
Senhores Autarcas, Presidentes de Câmara, nomeadamente,das Câmaras do Porto, de Vila Nova de Gaia, da Maia, de Matosinhos, Gondomar e Valongo,
Senhores Administradores da STCP, da Metro do Porto e do TIP,
Caros Funcionários da STCP,
Demais Convidados,
Minhas Senhoras e meus Senhores, 

Agradeço a presença de todos, no momento em que simbolicamente assinalamos a admissão de novos motoristas nos quadros da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto. 
Esta é uma data importante para a STCP. Após alguns anos de uma consecutiva redução do efectivo de motoristas ao serviço da empresa – uma redução que ficou a dever-se não apenas à reforma de um número considerável de trabalhadores, como, em virtude de fortíssimas restrições orçamentais, à impossibilidade absoluta de contratar novos funcionários -, a STCP volta a admitir motoristas. 
É público e é notório que estas limitações tiveram consequências quanto à qualidade do serviço disponibilizado pela empresa. É um facto incontornável que os nossos clientes sentiram uma quebra na oferta, como é um facto que foram principalmente os nossos clientes a sofrer o impacto da conjuntura em que a STCP viveu ao longo dos últimos anos. Não podemos ignorar esta realidade e temos de reconhecer que a mesma afetou negativamente a qualidade do serviço de transportes públicos nos seis concelhos onde a STCP opera.
Estamos, agora, num momento de viragem. Com a admissão de novos motoristas, num processo iniciado em Outubro passado, termina um ciclo de redução de efectivos e inicia-se, de forma progressiva, equilibrada e sustentada, a reabilitação da capacidade operacional da STCP para responder às necessidades dos cidadãos. 
Hoje, simbolicamente, registamos a entrada de 15 novos motoristas da STCP, a quem dou as boas-vindas, e que se vêm  juntar aos 62 que foram admitidos no último trimestre. Concluída que está a sua formação técnica especializada, temos agora o quadro de motoristas da STCP reforçado com 77 novos motoristas. É nossa intenção que este processo de admissões prossiga ao longo dos próximos meses de forma a permitir repor a capacidade de oferta perdida, num ritmo adequado à capacidade de formação e de integração instaladas na STCP.
Vivemos uma nova fase e queremos crer que a STCP está agora em boas condições para recuperar o tempo perdido, reconquistar a confiança dos seus clientes e voltar a dar garantias de qualidade no serviço às populações. A STCP tem orgulho no serviço público que presta e os clientes têm que ter orgulho no serviço público que utilizam.

Senhor Ministro,
Agradeço a sua presença nesta cerimónia, que registamos como um sinal de confiança, de empenho e de proximidade para com as empresas de transportes públicos do Porto.
Sendo este o nosso primeiro acto público após assumirmos as funções para as quais, com muita honra, fomos convidados, registo a circunstância de a STCP contar, neste momento, com a mais jovem equipa de administração de sempre. Não sendo esta jovialidade uma virtude em si mesma, queremos dizer-lhe que tudo faremos para que uma empresa que se aproxima dos 150 anos de vida ao lado dos cidadãos, uma empresa que se pode considerar a "rainha” dos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, possa ser uma empresa cada vez mais moderna moderna, inovadora e ágil. Uma empresa capaz de estar à altura dos desafios que tem pela frente, nomeadamente, o desafio estrutural de se transformar numa empresa ainda mais próxima dos municípios que serve. 
O primeiro, sempre o primeiro dos desafios, é o de procurar a máxima proximidade às populações que servimos com uma crescente procura de qualidade do serviço. A alegria e o orgulho que podemos ler nos olhos de todos os que aqui trabalham vão ser - e serão, por certo – a melhor garantia de sucesso.
Sempre e cada vez mais em articulação com os municípios e com os seus responsáveis, a STCP existe para servir. 

Muito obrigado. "
Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |