Notícias

Ver Todas

MUSEU DO CARRO ELÉCTRICO COM ENTRADA GRATUITA NO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS E MUITAS SURPRESAS

2022.05.17

MUSEU DO CARRO ELÉCTRICO COM ENTRADA GRATUITA NO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS E MUITAS SURPRESAS Amanhã, dia 18 de maio de 2022

Amanhã, 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus e é também nesta data que o Museu do Carro Eléctrico completa 30 anos de existência. Assim, para esta dupla comemoração, foram preparadas algumas surpresas para os visitantes.

No dia de aniversário – quarta-feira - a entrada é gratuita para todos os visitantes e os elementos do Serviço Educativo estão disponíveis para contar histórias, confirmar factos e partilhar curiosidades sobre a história dos transportes e da mobilidade na cidade do Porto.

Outra das novidades para estes dias diz respeito à exposição temporária de três veículos da coleção que, tradicionalmente, estão longe dos visitantes. Por isso, até domingo, dia 22 de maio, quem se deslocar até ao Museu do Carro Eléctrico terá a oportunidade de conhecer os vagões Pronto Socorro nº76; o vagão de Esmerilar o Carril nº48; e o Vagão Carro Torre nº49. São veículos dedicados à realização de trabalhos vários ao nível da instalação da via ou da catenária, ou para o transporte de cargas e mercadorias.

Com esta mostra, o Museu do Carro Eléctrico tem como objetivo reforçar a sua presença ativa junto da comunidade, bem como dos visitantes. Tem o poder de fazer relembrar e identificar as diferenças dos transportes do "hoje” dos transportes de outrora, aqueles que fizeram parte do dia a dia de muitos. Assim como de evidenciar o que antes era trabalho e agora é entretenimento.  

O Museu do Carro Eléctrico tem, ao longo da sua história, procurado ser o laboratório de novas experiências. Experiências que se vivem dentro da sua exposição, num espaço outrora industrial (antiga Central Termoelétrica de Massarelos) e que agora é um local de lazer, de conhecimento e fruição.

E com esta premissa, o Museu do Carro Eléctrico responde aos objetivos definidos pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus de 2022. O tema, de acordo com o ICOM - Conselho Internacional de Museus, é "O Poder dos Museus" que pretende explorar o potencial dos museus, de modo a produzir mudanças positivas nas suas comunidades.

O Museu do Carro Eléctrico localiza-se na marginal do Rio Douro, mais concretamente, na Alameda Basílio Teles, nº 51, no Porto, sendo uma montra privilegiada dos elétricos do Porto, um dos ex-libris da cidade Invicta.
Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, E.I.M., S.A.   |