Notícias

Ver Todas

STCP abre concurso internacional para aquisição de 48 autocarros 100% elétricos

2022.09.27


A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto lançou, ontem , um concurso público internacional para a aquisição de 48 viaturas de transporte de passageiros 100% elétricas e uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos.

Trata-se de um investimento de cerca de 20 milhões de euros parcialmente financiado, no montante de 8.443.209,70 euros, através do Aviso N.º 01/C15-i05/2021 – Descarbonização dos Transportes Públicos do PRR. 

Pretende-se que a nova estação de carregamento seja instalada na Estação de Recolha da Via Norte, instalações a que ficarão alocadas as novas viaturas da frota STCP. Será ainda construída uma subestação elétrica para alimentação dos carregadores.

Estima-se que a introdução na frota destes 48 autocarros elétricos (tipologia standard de 12 metros e com autonomia de cerca de 320 km) venha a ocorrer no último quadrimestre de 2023.

Com a aquisição destes novos autocarros elétricos a STCP verá a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que permitirá uma redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano, permitindo substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota da empresa com mais 24 novas viaturas energeticamente limpas.  

Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP, refere que "esta nova aquisição da STCP, prevista já antes da guerra na Ucrânia, concretiza a estratégia da empresa em direção a uma operação Carbono Zero e complementa-se com a construção de uma futura subestação elétrica para produção de energia pela própria empresa. Estas duas medidas irão contribuir para a sustentabilidade das nossas contas e para uma maior resiliência nos contextos mais adversos que se vivem atualmente. Graças ao apoio dos nossos seis acionistas e ao PRR, que suportam este investimento, a STCP tem a oportunidade de avançar, a modo rápido, em direção à descarbonização da operação e de desagravar, assim, as alterações climáticas. "

Os anúncios dos procedimentos foram publicados no Jornal Oficial da União Europeia, no Diário da República seguindo-se a publicação na Plataforma Vortal, esta segunda-feira, dia 26 de setembro. 

Concurso Público Internacional Para o Fornecimento de Autocarros Elétricos Para Transporte Urbano de Passageiros e Equipamentos de Carregamento
Data: 26 de setembro de 2022
Prazo de execução do contrato: 
 Preço base do procedimento de 20,160,000 euros:
48 autocarros de propulsão elétrica integral no valor de 19.200.000,00 EUR;
Estação de carregamento constituída por 24 Carregadores duplos, no valor de 960.000,00 EUR.
As propostas devem ser apresentadas até às 17 horas do 38º dia a contar da data de envio do anúncio.
Anúncio de procedimento n.º 12113/2022

Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Por favor, copie os caracteres da imagem para o campo em baixo.
Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, E.I.M., S.A.   |