Notícias

Ver Todas

STCP com contas aprovadas em Assembleia Geral

2019.05.31

Realizou-se, esta sexta-feira, a Assembleia Geral da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, o maior operador de transportes públicos na Área Metropolitana do Porto, na qual foram aprovadas as contas individuais e consolidadas relativas ao ano de 2018.
No ano de 2018, a STCP transportou um total de setenta e três milhões e quatrocentos mil (73,4) passageiros, o que corresponde a um crescimento de 1,4%, quando comparado com o ano anterior. Este crescimento consolida a tendência de aumento de passageiros que se verifica desde 2016.
Em termos de receita, a STCP atingiu quarenta e sete milhões e oitocentos mil euros (47,8), representando, assim, um aumento de 5% face a 2017. Esta tendência de crescimento verifica-se pelo terceiro ano consecutivo.
A empresa de transportes públicos encerrou o ano de 2018 com o EBITDA recorrente positivo de um milhão e novecentos mil de euros (1,9) o que corresponde a um aumento de 309% relativamente ao ano anterior.
O resultado operacional foi positivo em cinco milhões e cem mil euros (5,1), o que corresponde a um aumento de 148% face ao ano anterior. Também se verificou uma evolução favorável do resultado líquido negativo que passou para um milhão e oitocentos mil euros (1,8), o que corresponde a uma melhoria de treze milhões euros (13) face ao ano anterior.
A STCP continuou, em 2018, a assentar a sua atividade na qualidade da gestão dos seus recursos humanos, integrando o seu quadro de pessoal da STCP (não incluindo órgãos sociais), a 31 de dezembro de 2018, mil duzentos e setenta e um trabalhadores (1271), o que corresponde a um aumento efetivo de vinte e nove pessoas (29 = vinte e oito Motoristas + um Guarda-Freio), registando-se, simultaneamente, um rejuvenescimento da força de trabalho da empresa.
Em termos de investimentos, no ano de 2018, a STCP realizou um total de quatorze milhões e setecentos mil euros (14,7), o que corresponde a um aumento 2,5 vezes superior à soma do investimento dos últimos 7 anos. Deste investimento, quatorze milhões e cem mil euros (14,1) (96%) respeitam à renovação da frota, correspondendo à entrada de quarenta novos autocarros (40), dos quais doze (12) são elétricos e vinte e oito (28) a gás natural. Estas viaturas fazem parte de um conjunto de duzentas e setenta e quatro (274) novas viaturas que entrarão ao serviço da STCP até 2021, correspondendo à renovação de 65% da frota. Destes duzentos e setenta e quatro (274) novos autocarros, vinte (20) serão elétricos e os restantes a gás natural. A renovação da frota, com estas características, contribuirá de forma decisiva para a descarbonização do transporte público e a melhoria da qualidade de vida nas cidades onde opera.
Na Assembleia Geral o acionista Estado aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2019. Como principais projetos para 2019 destacam-se:
A continuação da renovação de frota através da entrada em circulação de mais 70 autocarros, 67 movidos a gás natural e 3 elétricos, que servirão para substituir viaturas em fim de vida.
No primeiro semestre, o lançamento de um novo concurso para renovação de frota, contemplando a aquisição de mais 81 viaturas a gás natural, projeto cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com o intuito de corresponder aos objetivos definidos de tornar a Frota da STCP mais eficiente, energeticamente e economicamente. Em junho está previsto o lançamento do concurso de mais 5 autocarros elétricos, também no âmbito daquele programa.
Será ainda finalizada a implementação de um novo posto de abastecimento a gás na Estação de Recolha da Via Norte.
Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |