Notícias

Ver Todas

STCP comemora os 125 anos de elétricos no Porto em setembro

2020.09.12

STCP comemora os 125 anos de elétricos no Porto em setembro
 
A 12 de setembro de 1895 o Porto tornava-se a primeira cidade do País a contar com uma linha de carros elétricos para transporte público de passageiros. Uma data importante assinalada com a viagem de inauguração desta linha de tração elétrica  realizada entre o Carmo e a zona da Arrábida, pela Rua da Restauração.
 
Segundo notícias publicadas nos jornais da época, foi uma viagem de curta duração e que, ao longo daquele dia, contou com um largo número de viajantes e curiosos.
"Nos lugares onde havia paragens juntou-se muita gente durante o dia a ver os carros” (in O Commércio do Porto, 13-09-1895).
 
Nos 125 anos seguintes o elétrico passou a fazer parte do dia-a-dia dos portuenses e terá, certamente, contribuído para o desenvolvimento não só da cidade do Porto, mas de toda uma região.
Na década de 1950 a rede de elétricos estava estendida a 83,600 km de via, 190 veículos e 38 linhas.
 
Atualmente, estão em funcionamento três linhas que levam os seus passageiros a conhecer a zona histórica do Porto. Considerados por muitos como um dos ex-libris da cidade, é vê-los a circular cheios de turistas, nacionais e estrangeiros.
Para se conhecer um pouco mais da história deste fabuloso meio de transporte, é aconselhável uma visita ao Museu do Carro Eléctrico que, através do seu espólio, continua a partilhar, com os seus visitantes, a memória de um património tão relevante e singular.

Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |