Notícias

Ver Todas

STCP DIVULGA RECOMENDAÇÕES E REFORÇA DESINFEÇÃO NAS VIATURAS

2020.03.09

STCP DIVULGA RECOMENDAÇÕES E REFORÇA DESINFEÇÃO NAS VIATURAS
A STCP assume como prioridade estar preparada para qualquer crise de saúde pública, e, por isso, está atenta ao surto mundial de Coronavírus (Covid-19) e a desencadear as medidas adequadas para as diferentes fases da sua evolução, seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).
A empresa ativou uma equipa interna, com a coordenação do Departamento de Recursos Humanos onde integra a Medicina de Trabalho e Higiene e Segurança no Trabalho, em colaboração com os diversos departamentos da empresa e Comissão de Trabalhadores, que acompanha o desenvolvimento deste tema e garante a aplicação e ajustamento das medidas necessárias em cada momento.

A STCP está a adotar as medidas preventivas e dar seguimento às diretrizes globais recomendadas pelas autoridades de saúde, tais como: 
- Transmissão de informação sobre o tema junto dos seus colaboradores;
- Divulgação de uma campanha de sensibilização e respetiva ativação nas instalações da empresa, viaturas e ferramentas digitais;
- Assegurar o estreito cumprimento do plano de contingência em função dos níveis de risco;
- Reforço do programa de desinfeção das viaturas e instalações;
- Operacionalização e higienização dos locais de isolamento;
- Reforço no processo de aquisição de produtos de proteção e desinfeção, para uso em caso de necessidade por trabalhadores da empresa;
- Reforço do controlo de acessos nas instalações da empresa, nomeadamente procedimentos de rastreio preliminar de sintomas.  
  
A principal preocupação da empresa é, sem qualquer dúvida, a segurança dos seus trabalhadores e clientes. 
Os motoristas e guarda-freios da STCP são essenciais à prestação do serviço, pelo que devem ser tomados cuidados especiais para evitar que adoeçam. Para além das medidas de prevenção que a empresa se encontra a implementar, é importante que a sua exposição aos potenciais riscos seja reduzida ao máximo. 
Nesse sentido, os contactos com os motoristas e guarda-freios devem ser reduzidos ao mínimo (apenas para informações não disponíveis através de outros meios - Linha Azul -, evitar a compra do Bilhete de Bordo (recomenda-se a compra antecipada do título Andante adequado à viagem a realizar).
Os passageiros devem, ainda, guardar distância em relação ao motorista, à semelhança do que é recomendado para outros contactos em locais públicos. Isto significa que não devem permanecer na área delimitada pelo traço vermelho ou amarelo existente no pavimento, após o posto do motorista.
 
Poderão ainda ser adotadas medidas suplementares de proteção para os motoristas, em função da avaliação do risco, em permanente monitorização pela equipa de trabalho interna. 
Estão previstas medidas de ajustamento de serviço de transporte, a serem acionadas em cenários de agravamento, por orientações da DGS ou de outro organismo público competente.  
Para os casos de doença suspeitos que possam surgir em serviço, foram criadas áreas de isolamento em diversas instalações da empresa, devidamente equipadas respeitando as orientações publicadas no site da DGS (Orientação 006/2020 de 26/02/2020).

Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |