STCP
Linha Azul808 200 166 / 226 158 158

Notícias

Ver Todas

STCP MODERNIZA A FROTA COM 188 NOVOS AUTOCARROS

2017.08.30

STCP MODERNIZA A FROTA COM 188 NOVOS AUTOCARROS
A STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto formaliza, com a assinatura dos contratos celebrada no dia 31 de agosto de 217, a aquisição de 188 veículos totalmente ecológicos às empresas MAN (173 autocarros a gás natural) e Caetano Bus (15 autocarros elétricos), na sequência dos concursos públicos internacionais lançados em Abril deste mesmo ano. 
Trata-se de uma aposta da STCP na intensificação do recurso a fontes energéticas não poluentes, uma prática seguida pela empresa há já largos anos e que resulta, atualmente, na utilização de uma vasta frota (mais de metade do total) de veículos movidos a gás natural comprimido. Com a entrada em operação dos autocarros agora adquiridos, a STCP irá abater exatamente os 188 autocarros mais antigos, aumentando para 81% do total, a percentagem dos veículos verdes da frota. Em 2020, a STCP contará com 419 autocarros – 77% deles movidos a gás natural comprimido; 4% totalmente elétricos; sendo que apenas 19% utilizarão o gasóleo como combustível. 
Por via do investimento agora contratualizado, a STCP contribui para uma significativa redução da poluição atmosférica, já que os novos autocarros irão permitir a redução de emissões poluentes CO2 em 1.400 toneladas anuais. Isto a par da redução dos consumos específicos, nomeadamente com a economia de 312 TEP (toneladas equivalentes de petróleo), no sector dos transportes. 
Dos 188 veículos adquiridos, 173 serão movidos a gás natural e são fabricados pela MAN. Estes autocarros beneficiam de um sistema que lhes permite ter níveis de emissões de gases quase nulos e maximizam o aproveitamento dos recursos nas deslocações efetuadas. A sua capacidade máxima é de 80 passageiros por unidade, possuindo uma autonomia de 400 quilómetros. O valor para aquisição destas viaturas aproxima-se dos 37 milhões de euros. Paralelamente, a STCP contrata também os serviços de manutenção por um período de 16 anos, no valor global de 44 milhões de euros. A entrega dos novos autocarros MAN a gás natural vai ocorrer de modo faseado: 35 chegam já em 2018, 60 em 2019 e os restantes 78 durante o ano de 2020. 
Os 15 autocarros totalmente elétricos que vão igualmente integrar a frota "verde” da STCP são produzidos pela Caetano Bus, o maior fabricante português de autocarros, com forte incorporação, naturalmente, de produção nacional. Os veículos, concebidos com tecnologia de ponta que garante zero emissões de CO2 e um elevado aproveitamento energético, têm capacidade para 72 passageiros e adotam a tipologia lowfloor, favorecendo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e seguindo a política de igualdade entre todos da STCP. O tipo de baterias utilizadas nestas composições assegura uma autonomia de 150 quilómetros. O valor desta aquisição ronda os 6,9 milhões de euros. A este valor soma-se o investimento de 280 mil euros para a instalação de uma estação de carregamento de energia e os serviços de manutenção destas unidades por um período de 16 anos, que representa cerca de 2,7 milhões de euros. Os 15 ebus serão entregues durante o próximo ano. 
O investimento global realizado pela STCP na aquisição e manutenção dos 188 novos veículos ecológicos ronda os 92 milhões de euros e conta com o financiamento do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Este é um dos programas criados para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020 (um acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia).
A aquisição de autocarros com tecnologia limpa e a utilização de novas formas de combustíveis não poluentes são medidas importantes que têm vindo a ser adotadas pelas empresas de transporte público, no sentido de diminuir a pegada ecológica do setor e de reduzir das emissões de gases poluentes. A formalização do contrato entre a STCP, MAN e Caetano Bus é um bom exemplo deste objectivo e evidencia as vantagens da associação entre o crescimento e desenvolvimento urbano, a prestação de serviços de transporte público de elevada qualidade e a preservação do meio ambiente. 

Ver Todas
Não existem comentários para este conteúdo.

Para aceder à sua conta pessoal insira os seus dados. Caso ainda não seja um utilizador registado, registe-se aqui e personalize a informação das suas linhas.

Autenticar

Recuperar Password
Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |