COMPETE 2020

Ficha Sama 2.2017 (554KB)










Designação da Operação: Capacitação dos transportes públicos coletivos (TPC) da Área Metropolitana do Porto (AMP) através do desenvolvimento de novos instrumentos de gestão para a racionalização processual.

Código da Operação: POCI-05-5762-FSE-000166

Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Fundo: Fundo Social Europeu

Entidades Beneficiárias: TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE (Líder), MP – Metro do Porto, S.A. e STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A.
 
Investimento Total: 1.110.995,07 EUROS















Objetivo: Esta operação pretende otimizar e melhorar a eficiência dos processos principais de gestão e contacto dos clientes (também designados por beneficiários) dos transportes públicos coletivos (TPC) da Área Metropolitana do Porto (AMP), através de sinergias com outros serviços públicos e com suporte de instrumentos de gestão a desenvolver, que aproveitarão, sempre que possível, infraestruturas tecnológicas comuns e interoperáveis, com impacto elevado na redução dos custos de contexto e fomento/aumento da utilização de serviços públicos, nomeadamente dos transportes públicos coletivos.

Descrição: A Operação compreende 4 atividades:
Reengenharia do(s) processo(s) de Gestão do cliente – inclui o desenvolvimento de tarefas associadas à adaptação e implementação ao Regulamento Geral de Proteção de Dados 
Implementação e validação dos instrumentos de gestão/TIC que irão permitir otimizar os processos a intervir – através do desenvolvimento do Portal de submissão e validação de documentos de habilitação de beneficiários, da emissão de faturas simplificadas com NIF nas máquinas de venda automáticas e implementação de uma solução desmaterializada de emissão e gestão de autos de notícia.
Implementação e validação da solução de Business Intelligence.
Promoção e divulgação da operação. 

Parceria: Esta operação foi candidatada em parceria entre as três entidades beneficiárias (TIP/MP/STCP). As tarefas relativas à habilitação de beneficiários e emissão das faturas simplificadas com NIF estão exclusivamente adstritas ao TIP. 
A habilitação de benificiários está em fase de implementação nas escolas da Universidade do Porto, conforme imagens apresentadas.
A última, relativa às faturas, está já implementada e devidamente certificada, em fase de otimização dos processos.
A implementação de uma solução relativa aos autos de notícia é uma tarefa partilhada entre a MP e STCP, sendo as restantes tarefas distribuídas por todas as entidades beneficiárias.

Localização: Área Metropolitana do Porto 


Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, SA   |